terça-feira, 15 de outubro de 2013

REFORMA CONTEMPORÂNEA


Antonio Carlos G. Affonso

Reforma Agora: O Antídoto para a confusão evangélica no Brasil (FIEL, 2013, 154 páginas) de Renato Vargens é um livro que trata o afastamento da igreja protestante, em especial no Brasil, dos princípios norteadores da reforma protestante do século XVI. O material é de leitura agradável e simples, embora não fuja de uma profundidade suficiente para trazer a luz grandes esclarecimentos.
O livro é dividido em oito capítulos sendo que os seis primeiros o autor se preocupa em mostrar os princípios norteadores da reforma protestante, as cinco “solas”.
No primeiro capítulo Vargens se preocupa em mostrar alguma coisa sobre a história protestante e seu principal expoente, Martinho Lutero. Fazendo um pequeno passeio pela história ele nos mostra questões políticas e teológicas que envolveram a reforma na Alemanha que se espalhou por toda Europa da época. Ele deixa claro que Lutero não queria dividir a igreja, mas sim denunciar os abusos que ocorriam.
Os capítulos seguintes são exposições breves sobre as cinco solas da reforma protestante. Renato Vargens explica cada uma delas com muita simplicidade, objetividade e clareza. No primeiro momento, explicando sobre “sola scriptura”, só as Escrituras, o escritor mostra que a igreja atual, católicos e neopentencostais, em especial, se assemelha muito com a igreja do século XVI. Hoje, bênção e salvação continuam sendo “negociadas” e “vendidas”. O autor critica o fato da igreja protestante crer que está vivendo um avivamento em meio a tanta sandice.
O autor ataca o problema da Palavra de Deus não ser mais o centro do culto. Ele destaca quatro problemas que surgem daí: 1) O liberalismo teológico; 2) O sincretismo religioso; 3) A falência do púlpito; 4) Uma liturgia antropocêntrica. A solução para isto é mostrada na relevância das Escrituras para a igreja brasileira. Tal relevância deve levar a igreja a experimentar: 1) A exaltação ao nome de Jesus; 2) O reconhecimento da miserabilidade do homem; 3) A salvação dos eleitos e a condenação dos réprobos; 4) O governo de um Deus que reina soberanamente sobre tudo e todos.
O capítulo três é dedicado à “sola gratia”, só a graça. O autor mostra que os neopentecostais afirmam que a salvação é pela graça, mas não vivem desta forma e muito menos pregam desta forma. O escritor expõe de uma forma maravilhosa a ideia da graça. Através da história de John Newton, autor do hino “Amazing Grace”, ele exemplifica o poder transformador da graça. Renato Vargens termina este capítulo expondo sobre os conceitos da graça na Bíblia.
O quarto capítulo é dedicado à “sola fide”, só a fé. O grande destaque deste capítulo é a ideia de fé na fé, que o autor aborda de uma forma muito clara. Ele mostra que para o neopentecostalismo existem dois tipos de fé: a milagreira e a salvífica. Todavia Vargens mostra que na Bíblia, em especial a pessoa de Jesus, não faz orientações do tipo ungir objetos, ou coisa assim. O escritor mostra que a fé além de salvadora deve ser nosso estilo de vida, e conclama que a igreja do século XXI deve buscar viver como a igreja que se reformava no século XVI.
O “solus cristus”, só Cristo, é o assunto do quinto capítulo. O alerta que o autor faz é quanto ao “messianismo” que toma para si a ideia de “ungido do Senhor” para justificar o seus desmandes. Vargens ataca o problema dos apóstolos, bispos, patriarcas e outros títulos que são autoproclamados por muitos pelo Brasil a fora. Ele mostra que a ideia papal acaba por estar presente dentro da igreja dita evangélica, e que Cristo acaba ficando em segundo plano, em alguns casos até desnecessário. Ele destaca o sacerdócio universal dos crentes, em detrimento da ideia episcopal que anda em voga. O escritor mostra que uma igreja que prega somente a Cristo vivencia uma visão saudável de quem é o Filho de Deus; entendendo que a salvação não se dá por ações místicas proferidas por “profetas especias”, deixando de ser personalista, abandonando o sincretismo, rejeitando o ecumenismo e jamais pregando a salvação pelas obras.
“Soli Deo Gloria”, só a Deus glória, é a última das “solas”. Neste capítulo o autor volta a atacar a supervalorização da figura do pastor, ou os nomes autoproclamados. O autor mostra que os reformadores tentavam tirar de sobre si a glória e apontar inteiramente para Deus. A glória de Deus seria o fim para que fomos criados, sendo assim tudo deve ser voltado para esta glória. Vargens destaca que no neopentecostalismo tudo em voltado para as necessidades humanas, e não para a glória de Deus. Desde a música, passando pela pregação e finalizando com a liturgia, tudo é centrado no homem. O autor destaca que o viver para a glória de Deus compreende saber que não há dualismo na vida cristã, onde não há o sagrado e o profano, mas que tudo deve ser para a glória de Deus e este deve ser honrado em tudo que fazemos.
O capítulo sete é o do antídoto. Renato Vargens destaca que o remédio para tudo isto é retorno às Sagradas Escrituras. Ele destaca em especial o ensino através da Escola Bíblica Dominical. Ele mostra que a igreja precisa voltar ao estudo sistemático da Bíblia como fonte saudável da recuperação espiritual da igreja brasileira.
O capítulo oito é dedicado a perguntas que Renato Vargens foi inquirido em seu blog. Ele separou 15 temas para inserir no livro em questão. Todas as perguntas estão ligadas a tudo que foi discutido no livro e são úteis para debates no seio da igreja.
O livro mostra uma realidade latente na igreja brasileira. Tenho que concordar com o autor sobre a questão do neopentecostalismo, mas acrescento que os problemas por ele levantados podem ser vistos no meio das igrejas históricas. Em especial na pregação e no estudo sistemático das Escrituras. Recomendo a leitura do livro a todos que desejam conhecer um pouco da febre antropocêntrica que inunda a igreja brasileira.


Referência Bibliográfica:

VARGENS, Renato. Reforma Agora: O Antídoto para a Confusão Evangélica no Brasil.  São José dos Campos, SP: FIEL, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário