sexta-feira, 22 de março de 2013

ONDE ESTÁ O REMANESCENTE DE DEUS?




Segundo o censo de 2012 a população brasileira era de 193.946.886 habitantes, dos quais 42.275.440 são pessoas que se dizem evangélicas, isto corresponde a 21,8 %  da população. Muitos fazem disso um marketing para que possamos até mesmo eleger um presidente. Particularmente acho isto muito perigoso, pois não vejo nenhum político, evangélico ou não, que mereça minha confiança.
Mas o que me intriga é que os puritanos eram menos de 1% da população dos países onde ocorreu o puritanismo, mas eles conseguiram abalar as estruturas daqueles países. Lucas narra que quando Paulo chegou em Tessalônica disseram: “Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui” (At 17:6b). E olha que os cristãos não correspondiam a 0,5% da população mundial da época. As perguntas que faço: Por que não estamos alvoroçando o nosso país? Por que não consigo ver a diferença no dia a dia? Por que tantos e tantos evangélicos se mentem em escândalos? (Claro que em muitos casos pode haver injustiça e perseguição, mas nem todos).

CUIDADO COM O TELHADO DE VIDRO



Quando criança ouvi muito minha mãe dizer: “Quem tem telhado de vidro não atira pedra no telhado dos outros”. Eis um ditado popular carregado de verdade e cheio de lições para nos ensinar.
Tenho visto alguns posts, principalmente nas redes sociais, de cristãos que, em virtude das “perseguições” que sofrem os pastores da bancada evangélica do congresso e do senado, mostrando uma reportagem sobre um casal gay que espancava e até possivelmente violentava um menino que eles criavam.
Não compactuo com a causa gay, muito pelo contrário. Sei que a Bíblia condena e prego constantemente contra isto, bem como contra qualquer ato ou condição que a Bíblia descreva como pecado. Mas o que não posso concordar é que denegriam a imagem de todos de um grupo (que no caso são os gays) por causa de duas pessoas que fizeram isto. Quantas reportagens sobre pastores, padres e outros lideres cristãos que abusavam de crianças, que estupraram, adulteraram, entre tantas outras coisas. Que trabalho teve a igreja católica com padres que abusavam de meninos em tantos países do mundo. E ao invés de entrega-los à justiça, preferiam que mudassem de paróquia, apenas transferindo o problema, gerando uma indignação na comunidade mundial.
Não se pode condenar um grupo por causa de atitudes isoladas. O fato de ser homossexual, não faz da pessoa um estuprador necessariamente. Claro que à luz da Bíblia, Deus não faz diferença, mas isto apenas significa que devemos pregar o mesmo evangelho tanto para o gay, como também para o estuprador, sem, no entanto, fazer este igual aquele diante da sociedade.
Antes de criticarmos os gays por causa de fatos isolados deveríamos olhar para nossas vidas. Quantos cristãos vendem CD´s e DVD´s piratas nas praças, isto é roubo, é crime. Quantos cristãos mentem no seu dia a dia, e acham isto normal. Deus condena a mentira tanto quanto condena o homossexualismo e o estupro. Quantos cristãos adotam o “jeitinho brasileiro” em suas vidas, não importa se isto fere a Bíblia ou não. Afinal, “o importante é levar vantagem em tudo”. Quantos ainda votam em políticos apenas porque estes atendem os seus interesses pessoais, não pensando na coletividade. Se você faz qualquer uma dessas coisas, ou outras que a Bíblia condena, não tem autoridade para falar sobre o comportamento de um grupo baseado em casos específicos. Afinal, quem tem telhado de vidro não pode atirar pedra no telhado dos outros. Se julgarmos que todo gay é estuprador, estamos dando o direito que pensem que todo cristão também é.

“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5:13-18)

ESCOLHENDO UMA IGREJA – Final



A escolha


Depois de vermos as desculpas que grande parte usa para justificar porque faz parte desta ou daquela igreja, vejamos o que podemos aprender da Bíblia sobre a escolha.
A primeira coisa que deve ficar clara é que não existe cristianismo sem igreja. Se alguém afirma ser um cristão precisa ser membro do corpo de Cristo, e isto implica no sentido físico (Hb 10:25). Dentro deste aspecto vale notar que o autor aos hebreus refere-se a uma igreja local. Como igreja local deve-se notar na sua localidade. Quando você busca outra localidade, significa que não reúne com sua comunidade local, logo, não há comunhão genuína. Salvo se os pontos que passaremos a descrever você não encontrar em sua localidade.